Memorial da República Presidente Itamar Franco

Fachada principal do Memorial da República Presidente Itamar Franco.

Fachada principal do Memorial da República Presidente Itamar Franco.

Ícone de deficiência auditiva.
Ícone de deficiência visual.

Clique no ícone abaixo para assistir ao vídeo com interpretação em Libras, legendas e audiodescrição.

Itamar Franco, nascido em um navio entre Salvador e Rio de Janeiro, cresceu em Juiz de Fora, onde começou sua carreira política. Foi prefeito do município, senador, governador de Minas Gerais, vice-presidente e presidente do Brasil. Desde 2015, suas memórias são preservadas em um prédio localizado na área central da cidade.

O Memorial da República Presidente Itamar Franco, pertencente à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), guarda documentos, fotos, vídeos, uma biblioteca e o Fusca 1993 de Itamar. Iniciado em 2002, o projeto foi desenvolvido em parceria com o extinto Instituto Itamar Franco e com o próprio político. O local promove ensino, pesquisa e extensão, além de atividades culturais e debates sobre memória e política.

O Memorial também tem como objetivo, a busca por um futuro democrático e justo, com palestras, oficinas, exposições e presença nas redes sociais. O prédio moderno, projetado pelo arquiteto Rogério Mascarenhas, tem 815 m². No primeiro andar, há áreas de exposição, a réplica do escritório de Itamar Franco e seu Fusca, além de setores administrativos, arquivo e biblioteca. No segundo andar, há uma sala multimídia, exposições permanentes e temporárias, e o relógio Hora Certa da Joalheria Meridiano.

O acervo inclui livros, documentos, fotos, vídeos, áudios, móveis, obras de arte e objetos pessoais. A biblioteca tem mais de 7 mil itens. O acervo documental inclui materiais dos cargos de Itamar, especialmente do período presidencial, com mais de 60 mil cartas populares. O acervo museológico inclui objetos pessoais e presentes recebidos ao longo de sua carreira.

O Fusca exposto no primeiro andar do memorial é um dos poucos modelos conversíveis produzidos no Brasil e representa a retomada da produção do carro no país.

O relógio Hora Certa da Joalheria Meridiano é um símbolo de Juiz de Fora e está exposto no segundo andar do edifício. O apito que ainda pode ser ouvido no mesmo local onde o relógio funcionava, anuncia o meio-dia no centro da cidade há décadas. Foi o primeiro bem imaterial registrado pelo município, em 2004. Faz parte da vida urbana dos juiz-foranos e registrou, também, importantes momentos históricos.

————————————-

Textos de referência:

ufjf.br/memorialitamarfranco (abre em outra página)

Informações úteis:

Clique no ícone abaixo para assistir ao vídeo com interpretação em Libras, legendas e audiodescrição.

O Memorial da República Presidente Itamar Franco está localizado na Rua Benjamin Constant, número 760, bairro Santa Helena. O telefone de contato é (32) 2102-3594 e o e-mail
secretaria.memorial@ufjf.br (abre em outra página);

Mais informações sobre o local estão disponíveis no site 
ufjf.br/memorialitamarfranco (abre em outra página) e suas redes sociais são:
instagram.com/memorialitamarfranco (abre em outra página);
facebook.com/memorialitamarfranco (abre em outra página).

A visitação é gratuita e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, com última entrada às 17h30. Para visitas de grupos, escolares ou não, é necessário o agendamento através do e-mail
secretaria.memorial@ufjf.br (abre em outra página).

O local possui áreas de exposição, a réplica do escritório de Itamar Franco e seu Fusca, setores administrativos, arquivo, biblioteca, sala multimídia, exposições permanentes e temporárias, e o relógio Hora Certa da Joalheria Meridiano.

O Memorial da República Presidente Itamar Franco possui rampas de acesso, elevador, piso tátil e banheiros acessíveis, além de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida, que deve ser solicitado com antecedência através do e-mail:
secretaria.memorial@ufjf.br (abre em outra página).

Galeria de imagens

Logomarcas - Funalfa e Prefeitura de Juiz de Fora.
Logomarcas - Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.